Prevenção é o melhor remédio para doenças cardiovasculares - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Prevenção é o melhor remédio para doenças cardiovasculares

Por: admin 30/07/2021 9:30

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são responsáveis por pelo menos 30% dos óbitos registrados em nosso país. Imagine que somente no Brasil, a cada um minuto uma pessoa morre em decorrência de doenças do coração, totalizando cerca de 350 mil mortes anuais. De todas as vítimas, cerca de 55% são homens, e apesar dos números, essas patologias podem atingir pessoas de qualquer sexo e idade, principalmente aqueles que não possuem uma vida saudável. 

Felizmente, a maioria das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas, pensando nisso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a manter a saúde do seu coração dia. Portanto, confira este artigo até o final!

 

Mas afinal, quais são as doenças cardiovasculares?

Diversas patologias fazem parte desse grupo, algumas apresentam sintomas comuns como dores no peito, dor no peito, frequência cardíaca alterada, fadiga, inchaços e cansaços. Já outras, são completamente silenciosas e assintomáticas, sendo diagnosticadas em exames clínicos regulares e check-ups. 

A lista de doenças cardiovasculares é extensa, entre elas: Infarto agudo do miocárdio, 

acidente vascular cerebral (AVC), doenças nas válvulas cardíacas, doenças cardíacas congênitas, doença arterial periférica, cardiopatia hipertensiva, cardiopatia congênita, tumores no coração, aneurisma da aorta, arritmias, trombose venosa, febre reumática, angina de peito, dextrocardia, miocardiopatia, valvulopatias, hipertensão, endocardite, miocardite e cardite.

O cenário é bem preocupante, e algumas cardiopatias são genéticas ou de nascença, enquanto outras são ocasionadas ou agravadas pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas,  tabaco e drogas. Outros fatores que também contribuem para o agravo dessas doenças é o sedentarismo, a obesidade, pressão alta, diabetes e estresse.

As causas e os sintomas dependem muito do grau da doença e do histórico do paciente, e somente um médico especialista será capaz de avaliar e indicar o melhor tratamento para o caso. O grande segredo para evitá-las é tornar a prevenção a sua grande aliada.

 

Quais providências devo tomar a fim de evitar essas patologias?

✔ Cuide da sua alimentação: consuma alimentos ricos em nutrientes e minerais, como frutas, legumes, verduras, carnes magras, grãos e cereais. Evite ao máximo consumir fast-food e alimentos industrializados. 

✔ Pratique exercícios físicos: se possível, realize pelo menos 150 minutos de exercícios físicos semanalmente, pois além de prevenir as doenças cardiovasculares, a atividade física promove mais qualidade de vida.

✔ Fique de olho na balança: a obesidade é uma grande consequência da má alimentação e sedentarismo, acarretando em doenças cardiovasculares, hipertensão e colesterol alto.

✔ Evite o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas: o álcool, além de ser responsável pelos casos de hepatite, cirrose, câncer no esôfago e fígado, ele também é capaz de causar infarto, insuficiência cardíaca e danos às células do coração, além de estar associada a arritmias e à obstrução das artérias. Já o tabagismo, ocasiona em estreitamento das artérias e elevação da pressão arterial.

✔ Reduza o estresse e descanse sua mente: priorize momentos de lazer e relaxamento, a fim de desacelerar a descarga de adrenalina e aumentar o seu bem-estar.

✔ Realize exames preventivos e check-ups cardiológicos: lembra que lá no começo do texto nós falamos sobre algumas serem silenciosas? Por esse motivo é fundamental visitar seu médico cardiologista regularmente. Os exames preventivos e check-ups tem como objetivo, identificar possíveis problemas cardíacos antes que eles lhe causem complicações irreversíveis. Além disso, quando uma doença é diagnosticada em seu estado inicial, o seu tratamento tende a ser mais rápido e efetivo. 

 

A prevenção baseia-se em atitudes simples e práticas, que podem ser incorporadas ao seu dia-a-dia, basta aplicar um pouco de dedicação e esforço. O cuidado do seu coração, só depende de você!

Se você quiser saber mais sobre como agir ou deseja iniciar seus exames preventivos, a Prolab tem uma equipe inteira a seu dispor. Entre em contato conosco pelos telefones (41) 3079-9717 ou (41) 3079-9718.

A saúde do seu coração é o nosso compromisso!

Voltar para Notícias
icone whatsapp