O Cão e a Saúde Cardíaca de seu Dono - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

O Cão e a Saúde Cardíaca de seu Dono

Por: admin 17/01/2018 13:12

Que um cachorrinho em casa traz alegria para a família, todo mundo já sabe, mas o que muitos desconhecem são os benefícios que o convívio com um bichano desses pode trazer ao humano. Chegar em casa cansado e ser recepcionado pelo “filho de quatro patas” vai além daquela euforia toda entre o cão e seu dono. Há estudos que comprovam a eficácia na melhoria da saúde de quem convive com um cão.

O British Journal of Health publicou em 2007 um estudo sobre a relação entre animais domésticos e a saúde humana, explicando que essa relação é terapêutica até mesmo em instituições prisionais, quando o detento é acolhido em sua solidão pelo afeto do animalzinho. A matéria diz também que além de prevenir doenças, a presença do cachorro auxilia na recuperação da saúde do seu dono, bem como opera na sua saúde psicológica, promovendo a redução dos níveis de ansiedade e sintomas de depressão, proporcionando elevação do sentimento humano de autonomia e melhorando sua autoestima. Já analisou o que a lealdade canina e sua habilidade incondicional de amar é capaz de causar? Por fim, o estudo aborda a possibilidade de socialização entre donos de diferentes cachorros, quando estes levam seus bichanos para caminhadas.

Contudo, os maiores benefícios à saúde humana nesta relação entre homem e cachorro são proporcionados ao sistema cardíaco. Pesquisas desenvolvidas na Suécia mostram que os donos de cães apresentam corpos dez anos mais jovens que de pessoas que não têm um cãozinho em casa. Isso ocorre, provavelmente, pelo estímulo ao exercício que o animal provoca, convidando seu dono a brincar, correr, pular… o instigando a abandonar sua vida sedentária. Além do convite à prática de atividade física, a saúde cardíaca também pode advir dos benefícios à saúde emocional e psicológica proporcionados pelo cãozinho, já tratados aqui. Tais resultados estão sendo publicados em revistas científicas.

O mercado veterinário tem crescido ultimamente e a valoração dos bichinhos também tem sofrido alteração na sociedade atual. O cão passou de um simples vigia da casa, que dormia ao lado de fora e comia as sobras de alimento humano para ser parte da família, com sua acomodação, alimentação e integridade física preservadas.

Fato é que os animais têm ganhado espaço nas famílias, seja pelos benefícios respiratórios que eles trazem aos bebês, seja pela boa interação que um filho autista pode ter com o dono de outro animalzinho, seja pelo aconchego que um cãozinho provoca, ou pelos outros benefícios à saúde aqui tratados, a realidade é que cada vez mais se confirma aquele antigo pensamento popular de que o cachorro é sim o melhor amigo do homem. Haja coração para tanta afeição.

Voltar para Notícias
icone whatsapp