Fibrilação Atrial: Causas e Tratamento - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Fibrilação Atrial: Causas e Tratamento

Por: admin 16/07/2021 11:26

Também chamada de AF ou AFIB, a fibrilação atrial trata-se de uma alteração no ritmo dos batimentos cardíacos, causando fadiga, palpitações e falta de ar. O seu tratamento é fundamental para evitar complicações severas como um AVC, insuficiência cardíaca, ou quaisquer outros problemas que possam comprometer sua qualidade de vida. Além disso, a AF é responsável por cerca de 33% das internações por arritmia, sendo a sua maioria, pacientes com idade avançada ou com presença de outras doenças cardiovasculares. 

 

DEFINIÇÃO DA AF
A fibrilação atrial ocorre devido à desorganização da atividade elétrica dos átrios (câmaras superiores do coração), ou seja, quando os átrios não se contraem sincronizadamente, fazendo essas câmaras tremerem ou fibrilar. Dessa forma, o sangue não é bombeado da forma correta, acarretando em cansaços, fraquezas e batimentos cardíacos irregulares. Ainda, o paciente diagnosticado com AF, possui mais chances de desenvolver coágulos sanguíneos, o que pode comprometer ainda mais a sua saúde.

 

CAUSAS
Apesar de não possuir causa aparente, a AF é bastante identificada em pacientes com anomalias no coração desde o nascimento, ou em corações doentes, que já sofreram ataques cardíacos, infartos e problemas nas válvulas. Vale ressaltar que alterações na tireóide e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também podem desencadear a fibrilação atrial. 

 

SINTOMAS
A presença de sintomas depende muito do quadro do paciente, e em alguns casos, eles nem se manifestam. De todo modo, pacientes com fibrilação atrial intermitente tendem a ser os mais sintomáticos, e na maioria das vezes, a primeira manifestação da doença é o acidente vascular cerebral (AVC). 

Entre os principais sintomas da fibrilação atrial, estão: Palpitações e batimentos irregulares, dor ou desconforto no peito, desmaios, tonturas, fadiga e fraqueza.

Já os pacientes assintomáticos, descobrem a presença da AF durante seus check-ups cardiológicos e visitas frequentes ao seu médico cardiologista.

 

DIAGNÓSTICO
Seu diagnóstico é realizado através de avaliações clínicas que identificam os batimentos cardíacos com precisão. Os exames mais utilizados para detectar a AF são:  Eletrocardiograma, teste de estresse, MAPA, holter digital e monitores cardíacos implantáveis. 

 

TRATAMENTO
Felizmente, os quadros de fibrilação atrial podem ser tratados com medicamentos, cardioversão, procedimento de ablação e mudanças no estilo de vida. O uso de medicações anticoagulantes também são fundamentais para prevenir um AVC. Contudo, a ablação por cateter é um dos métodos mais utilizados para o tratamento, principalmente em pacientes mais jovens. 

 

PREVENÇÃO
Manter uma vida saudável e controlar os fatores de riscos cardiovasculares, são a melhor maneira de prevenir e conter a fibrilação atrial. Além disso, a realização de consultas preventivas e check-ups anuais, são as peças-chave para obter um diagnóstico precoce de possíveis doenças, evitando assim o seu desenvolvimento e garantido um tratamento seguro e eficaz. 

 

Caso você apresente algum dos sintomas citados ou deseja realizar um exame preventivo com um de nossos especialistas, ligue hoje mesmo para (41) 3079-9717 ou (41) 3079-9718.

Voltar para Notícias
icone whatsapp