FATORES DE RISCO PARA O CORAÇÃO DA MULHER - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

FATORES DE RISCO PARA O CORAÇÃO DA MULHER

Por: admin 22/03/2016 15:06

Reservamos o mês de março – mês da mulher – para tratar um pouco de assuntos relacionados à saúde do coração das mulheres. Como dito anteriormente, doenças cardiológicas se manifestam de maneiras diferentes em mulheres, por isso, o cuidado precisa ser redobrado!

Neste artigo de hoje, vamos indicar alguns fatores que podem oferecer risco para a saúde do coração da mulher. Antes mesmo de citar tais fatores, é preciso levar em consideração as grandes mudanças pelas quais a rotina da mulher tem passado ao longo dos últimos anos, com uma vida profissional cada vez mais ativa, aliada aos rituais de beleza, tarefas domésticas, cuidados com os filhos… As mulheres tornam-se cada dia mais guerreiras e batalhadoras, e esse dia a dia caótico aumenta os níveis de estresse, o que é fator decisivo para o aumento da mortalidade por doenças cardíacas.

Além do estresse, outros fatores que podem ser apontados como fatores de risco para a saúde do coração em mulheres são:

Menopausa

O estrógeno, que é o hormônio de proteção da mulher e o responsável pela manutenção dos vasos sanguíneos, para de ser produzido, assim, os vasos dilatam-se mais, e a pressão dentro deles é mais baixa.

Anticoncepcionais

A ingestão constante da pílula, a longo prazo, pode favorecer o surgimento de trombose, que é um entupimento de veias e artérias. Embora atualmente os níveis de estrógeno presentes nas pílulas contraceptivas – responsáveis pela interferência na coagulação e, assim, obstrução dos vasos – tenham diminuído consideravelmente, eles ainda representam um risco.

Reposição hormonal

Ao entrar na menopausa, muitas mulheres optam por realizar a THR – Terapia de Reposição Hormonal, que traz diversos benefícios a mulher, no entanto, é preciso entender que o organismo de cada mulher é singular, assim, as respostas podem ser diferenciadas. O ideal é conversar com o seu médico a respeito dessa opção, pois se iniciado o tratamento do jeito certo, no momento certo, os benefícios virão, do contrário, pode tornar-se um risco para a saúde cardíaca.

Sabendo dos riscos, é mais fácil prevenir potenciais problemas. Não deixe para depois, fique atenta aos sintomas, se notar algo incomum – lembrando que sintomas de doenças cardíacas manifestam-se de forma diferente em mulheres – não hesite em procurar assistência médica. A Prolab é especializada em cardiologia em Curitiba, e está sempre a disposição de seu coração!

Fonte: Albert Einstein

Voltar para Notícias
icone whatsapp