Exames para fazer no final de ano - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Exames para fazer no final de ano

Por: admin 10/12/2019 15:16

O funcionamento do coração pode ser avaliado através de vários exames que é indicado por cardiologistas de acordo com a história clínica do paciente.

Por isso, separamos os principais exames para se fazer no final de ano, afinal nada melhor do que cuidar da saúde para poder aproveitar as férias!

Eletrocardiograma

A realização do eletrocardiograma é muito simples, depende da colocação de eletrodos no tórax do paciente e se necessário também nos braços e pernas, com este deitado e a partir de então, registra-se o traçado obtido através destes eletrodos dispostos no corpo. Este exame permite a interpretação de alterações como: aumento das cavidades cardíacas, infarto do miocárdio ou isquemia cardíaca e arritmias cardíacas, dentre outras.

Teste Ergométrico

Também chamado de teste de esforço, este exame pode ser realizado em bicicleta ou esteira ergométrica. Consiste em submeter o paciente a um esforço físico graduado e monitorado pelo eletrocardiograma que é registrado no computador, com o intuito de avaliar a demanda metabólica do coração e com isto definir a capacidade funcional do indivíduo. O método computadorizado é o mais indicado e mais atual, fornecendo maior número de cálculos e informações. A avaliação da pressão arterial, freqüência cardíaca, isquemia miocárdica e arritmias cardíacas também são realizadas durante o teste ergométrico.

Mapa 24h

Esse exame é realizado através de um aparelho de pressão automático, que tem memória e registra várias medidas da pressão arterial durante o comportamento diário, para que depois, esses dados possam ser transferidos ao computador formando curvas e tabelas elucidativas.

É um exame bem importante por informar sobre a carga pressórica com que o indivíduo trabalha e por informar a pressão arterial máxima e média durante o período analisado. Porém, é por vezes um pouco incômodo o fato de ter a pressão arterial avaliada com tanta freqüência, mas é somente por um dia.

Holter Digital

Também chamado de eletrocardiograma dinâmico, refere-se ao registro do eletrocardiograma por um período prolongado, podendo ser de 24 horas ou mais.

É um dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica do coração, gravando-a. Idealmente os pacientes devem preencher um relatório das atividades exercidas durante o dia em que está com o holter, como: exercícios, sono, sintomas e medicações, para que esses dados possam ser utilizados junto com a análise dos registros.

O paciente fica com os eletrodos dispostos ao longo do tórax, os quais são conectados a um pequeno aparelho receptor que geralmente é preso em sua cintura e levado para casa, para que a gravação seja feita automaticamente durante as atividades habituais. Após a retirada do aparelho, os traçados gravados são transportados para o computador para a respectiva análise.

Check-up Cardiológico

A palavra check-up é de origem inglesa e significa controle (exame médico de controle). De acordo com a sociedade de cardiologia, homens e mulheres com idade maior que 45 e 55 anos, respectivamente, que tenham algum fator de risco para doença cardíaca (como hipertensão arterial, alteração do colesterol, tabagismo, diabetes, histórico familiar de doença cardíaca, dentre outros) são aconselhados a realizar exames cardiológicos com periodicidade. Os exames solicitados são individualizados para cada caso, mas de um modo geral os mais comuns são: eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma transtorácico e Doppler de carótidas e vertebrais.

Apesar do fator genético-hereditário ser relevante, vale ressaltar que a prevenção ainda é a melhor forma de envelhecer com qualidade de vida. A alimentação saudável, atividade física regular, abandono do tabagismo, controle da pressão arterial, da glicemia e do estresse, são atitudes que irão reduzir a chance do indivíduo evoluir com complicações cardíacas maiores.

E aí, você já fez seu check-up de final de ano? Se você ainda não fez seus exames entre em contato conosco e previna-se! Cuide da sua saúde!

Voltar para Notícias
icone whatsapp