Está provado: a falta de dinheiro potencializa os riscos de infarto - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Está provado: a falta de dinheiro potencializa os riscos de infarto

Por: admin 09/02/2018 11:18

De acordo com o dicionário online de português, felicidade é um estado de satisfação, alegria e contentamento. É configurada também numa situação em que se obteve sucesso. Quantas vezes você já ouviu a pergunta: dinheiro traz felicidade? Seguido de diversas respostas como: não há dinheiro no mundo que compre a felicidade! Certo é que se o dinheiro não traz esse estado de satisfação e euforia, a ausência dele tem provocado muita angústia e, recentemente, descobriram que pode até matar. Dívidas, falta de um bom plano de saúde, escassez de uma boa alimentação e moradia inadequada são alguns dos reflexos que a falta de dinheiro pode causar, mas são inúmeros os problemas emocionais advindos dessa insuficiência econômica… e problemas emocionais potencializam os riscos de morte. A diferença de qualidade de vida entre quem tem acesso e quem não tem ao dinheiro é exorbitante.

Parece que a grana não só traz alegria, como a falta dela acaba com a saúde do corpo. Pesquisadores sul africanos desenvolveram uma pesquisa sobre a relação infarto e fatores psicossociais. O resultado é surpreendente: a preocupação excessiva com a falta de dinheiro aumenta em treze vezes o risco de infarto. O corpus da pesquisa era composto por 212 voluntários entrevistados, cuja metade já havia sofrido um ataque cardíaco enquanto a outra nunca. Boa parte do contingente que havia enfartado alegou estresse intenso ocasionado por contas a pagar no mês anterior ao problema de saúde. Pacientes com quadros de ansiedade e depressão potencializavam os riscos, porém o problema financeiro é um gatilho a tais doenças, gerando um ciclo vicioso.

O estresse causado com a cumulação dos boletos que chegam mensalmente, ou com as ligações de cobranças diárias, pode provocar reações emocionais tão fortes que equivalem a uma surra física. Muitas enfermidades são desencadeadas por processos psicológicos. O cardiologista Álvaro Avezum afirma que o estresse em excesso produz adrenalina e corticoide, substâncias que geram arritmias e alteram a pressão arterial. Consequentemente, altera a circulação sanguínea, os riscos de trombose e o temido infarto.

O jeito é consultar um cardiologista competente, ignorar os boletos e buscar uma forma de relaxar. Nessa questão, a Clínica Prolab é um centro de diagnóstico cardiológico que oferece as melhores soluções em saúde cardiovascular e conta com recursos humanos qualificados e comprometidos com a saúde do seu coração, tudo isso associado a equipamentos de alta tecnologia, com precisão em diagnósticos. Consulte-nos.

Voltar para Notícias
icone whatsapp