Dia mundial do diabetes. Previna-se! - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Dia mundial do diabetes. Previna-se!

Por: admin 14/11/2019 15:38

Você sabia que 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 morrem por causas relacionadas a problemas cardíacos? Mundialmente, os índices são superiores aos óbitos ligados ao HIV, à tuberculose e ao câncer de mama, segundo a International Diabetes Federation (IDF).  

É possível diminuir os riscos de diabetes em qualquer pessoa, começando pela alimentação saudável, seguinte de atividades físicas, eliminando o hábito de fumar, fazendo exames periódicos e usando medicações preventivas que devem ser prescritas pelo médico.

A incidência de complicações cardiovasculares é grande no diabetes devido ao aumento dos níveis de glicose no sangue, que, juntamente ao colesterol e a pressão arterial, promovem a formação de placas de colesterol que entopem as artérias. 

 

Como evitar os problemas com a Diabetes 

 

O diabetes tipo 2 é uma das doenças de maior crescimento mundial, ainda segundo a IDF, nos próximos 30 anos, o número de casos deverá dobrar no Brasil. Para prevenir seu avanço, bem como o de suas complicações cardiovasculares, por meio do debate acerca da oferta de medicamentos modernos, criou-se a coalizão Para Sobreviver, cuja pauta também engloba o compromisso em reduzir a mortalidade e evitar alto custo do tratamento.

A Sociedade Brasileira de Diabetes integra o movimento, ao lado das ONGs Associação Diabetes Brasil (ADJ), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), Instituto Lado a Lado Pela Vida, Rede Brasil AVC, Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e as farmacêuticas Boehringer Ingelheim e Eli Lilly do Brasil.

 

E ai? Quer saber mais sobre o mundo da saúde? Fique ligado no nosso portal! 

Voltar para Notícias
icone whatsapp