Dia Mundial do Coração - Mantenha a sua saúde em dia!   - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Dia Mundial do Coração – Mantenha a sua saúde em dia!  

Por: admin 29/09/2020 10:00

Hoje, dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Por isso, acompanhe na matéria a seguir algumas dicas que a gente preparou para você estar com a sua saúde em dia. 

 

Dica 1 –  Check-up Cardiológico 

 

A principal dica para que você esteja com a saúde em dia e com os cuidados básicos na sua rotina é fazer o check-up. De acordo com a sociedade de cardiologia, homens e mulheres com idade maior que 45 e 55 anos, respectivamente, que tenham algum fator de risco para doença cardíaca (como hipertensão arterial, alteração do colesterol, tabagismo, diabetes, histórico familiar de doença cardíaca, dentre outros) são aconselhados a realizar exames cardiológicos com periodicidade. Os exames solicitados são individualizados para cada caso, mas de um modo geral os mais comuns são: eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma transtorácico e Doppler de carótidas e vertebrais.

Apesar do fator genético-hereditário ser relevante, vale ressaltar que a prevenção ainda é a melhor forma de envelhecer com qualidade de vida. A alimentação saudável, atividade física regular, abandono do tabagismo, controle da pressão arterial, da glicemia e do estresse, são atitudes que irão reduzir a chance do indivíduo evoluir com complicações cardíacas maiores. 

 

Dica 2 – Alimentação Saudável 

 

Para estar com a saúde em dia é preciso estar com a alimentação em dia também. Existem diversas comidas do dia a dia que melhoram a saúde humana, além de frutas, verduras, legumes e grãos, existem outras vitaminas que podem ajudar em uma composição diária saudável para você. 

 

Dica 3 – Atividades Físicas 

 

Essa é uma das dicas mais simples, manter o corpo ativo é o princípio para estar bem, tanto para saúde corporal, quanto para saúde mental. 

Faça uma caminhada todos os dias ou faça uma corrida, ande de bicicleta, faça treinamento funcional, uma luta, uma dança, natação, qualquer tipo de esporte, como futebol ou vôlei e até mesmo um simples alongamento diário pode ajudar a melhorar sua disposição e sua saúde. 

Qualquer tipo de atividade física libera a endorfina, que assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina,  é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. É uma hormona, uma substância química que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células, este é o hormônio do bem estar e da felicidade, fazendo com que o seu corpo e a sua mente fiquem bem. 

E aí, gostou das dicas? Que tal começar a mudar seu hábitos de rotina e se tornar uma pessoa mais saudável e ativa? Lembre-se, cada cuidado, mesmo que ele seja simples no seu dia a dia, vai gerar mais anos de vida saudáveis para você! 

 

  

 

Voltar para Notícias
icone whatsapp