04 de fevereiro – Dia Mundial Contra o Câncer - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

04 de fevereiro – Dia Mundial Contra o Câncer

Por: admin 04/02/2019 14:56

Instituído no calendário mundial pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, o dia 04 de fevereiro é uma data marcada pela luta contra o câncer e tem como objetivo salvar vidas através da sensibilização e educação para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Atualmente, a doença atinge 8,8 milhões de pessoas no mundo todo morrem anualmente. O câncer pode afetar qualquer um, direta ou indiretamente, e as pessoas – em grupo ou individualmente – devem fazer a sua parte para reduzir o impacto dessa doença no mundo. Confira mais informações sobre o câncer e quais as orientações para a prevenção.

Incidência de câncer na última década

Este artigo é um daqueles temas desconfortantes e tristes de se escrever, mas também extremamente necessário para a divulgação de informações, pois o número de casos de câncer no mundo cresceu 20% na última década, segundo dados do INCA – Instituto do Câncer.
De acordo com o Diretor Geral do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Prof. Dr. Riad Younes, o câncer é uma realidade que vem ultrapassando outras doenças, e tem ocupado o primeiro ou o segundo lugar em muitos países, devendo, por isso, “ser prevenido, detectado e tratado de forma adequada”. Para tanto, o primeiro passo é a informação.
Para se ter ideia, o INCA divulgou um panorama da doença no Brasil e quais os tipos mais incidentes em homens e mulheres, e os dados são assustadores. Em 2018, a estimativa foi de cerca de 600 mil novos casos, sendo mais frequente nos homens o câncer de próstata (68.220) e nas mulheres o câncer de mama (59.700).

Além disso, os outros tipos mais incidentes são:

 

> Cólon e reto (intestino – 36.360)

> Pulmão (31.270)

> Estômago (21.290)

> Colo do útero (16.370)

> Cavidade oral (14.700)

> Sistema nervoso central (11.320)

> Esôfago (10.970)

> Leucemias (10.800)

Como prevenir

O Dia Mundial contra o Câncer é uma data para nos fazer refletir sobre o que podemos fazer na luta contra essa doença, muitas vezes, silenciosa e fatal. A boa notícia é que um terço dos casos pode ser evitado com pequenas atitudes que tornam nossa vida mais saudável. Confira algumas orientações:
Tenha um estilo de vida saudável: atitudes como não fumar, praticar atividades físicas, consumir alimentos e bebidas saudáveis e reduzir a exposição à radiação ultravioleta do sol são indispensáveis para manter o câncer longe da sua vida.

> Mantenha o peso adequado: pessoas acima do peso têm mais chances de desenvolverem câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

> Tenha uma alimentação saudável: o segredo de uma alimentação saudável é que ela deve ser variada, equilibrada e saborosa. Coma mais Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões e, claro, evite açúcar, sal e gorduras.

> Faça exames regulares: a prevenção pode salvar vidas. Portanto, faça exames regulares, principalmente se houver casos na família.

> Crie ambientes saudáveis: Escolas e locais de trabalho podem promover uma cultura de saúde ao oferecer refeições nutritivas e tempo para lazer e atividade física.

Em 60% dos diagnósticos, o câncer já está em estado avançado, por isso conscientizar sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para reduzir o peso da doença, além educar e informar pessoas e comunidades sobre a ligação entre o estilo de vida e o câncer, é o primeiro passo para a prevenção.

Compartilhe com seus amigos e familiares e mobilize todos contra o câncer.

Voltar para Notícias
icone whatsapp