Cuidados para a saúde cardiovascular das gestantes durante a pandemia - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Cuidados para a saúde cardiovascular das gestantes durante a pandemia

Por: admin 14/06/2021 16:24

Todos nós sabemos que nesse período de combate à Covid-19, os cuidados com a gestação e o pré-natal devem ser redobrados, principalmente para as grávidas que apresentam problemas cardiovasculares, respiratórios e quadros de diabetes. Portanto, priorizar consultas com hora marcada a fim de evitar aglomerações e não descuidar das medicações (caso esteja fazendo algum tratamento com acompanhamento médico) são passos fundamentais para auxiliar nesse quesito. Dietas equilibradas atreladas a prática segura de atividades físicas também podem auxiliar as gestantes.

Pensando nisso, neste artigo nós iremos abordar algumas orientações e considerações importantes para que todas as gestantes possam enfrentar com tranquilidade e segurança esse período atípico. Acompanhe.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES: Nesse caso, é essencial o acompanhamento com especialistas, pois além do médico obstetra, as consultas com cardiologistas também são importantes. Vale ressaltar que durante a gestação, o coração trabalha com maior intensidade, pois a quantidade de sangue bombeada pelo órgão sofre um aumento entre 30 e 50%, e conforme a gravidez vai evoluindo, o trabalho do coração  também se amplifica. Portanto, lembre-se de realizar check-ups do coração e avaliar a sua saúde cardiovascular regularmente.

CASOS DE DEFICIÊNCIA IMUNOLÓGICA, PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS E DIABETES: Para essas circunstâncias, a recomendação é de que as gestantes se mantenham em isolamento social rigoroso, e caso haja necessidade de sair, que seja em casos de extrema necessidade, como por exemplo: consultas de pré-natal ou eletivas em geral. Já para a diabetes, faça visitas ao seu médico especialista para um melhor controle da doença e qualidade de vida.

HIGIENIZE AS MÃOS REGULARMENTE: Lave as mãos com frequência, desde a palma, unhas, entre os dedos, punho e dorso. Use água e sabão abundantemente, e, se possível, utilize toalhas de papel para secá-las, em seguida, higienize as mãos com álcool em gel. Esta é a recomendação principal, não só para as gestantes, mas para todas as pessoas.

UTILIZE MÁSCARAS DE SEGURANÇA: As máscaras de segurança são fundamentais para proteger a mãe e o bebê. Sua utilização requer um pouco mais de atenção, como por exemplo: escolha o tamanho correto que cubra desde o nariz até o queixo e NUNCA compartilhe a sua máscara. Se possível, dê preferência às máscaras N95 (cuja taxa de proteção chega a 96%) ou máscaras cirúrgicas descartáveis (sendo trocadas após 3 horas de uso).

ATENTE-SE ÀS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO: É recomendado que todas as gestantes se imunizem contra a gripe e viroses como a H1N1, e claro, contra a Covid-19. Fique atenta às campanhas de vacinação da sua cidade e previna-se de todos os possíveis riscos.

Esses são alguns dos pontos principais para que as gestantes tenham uma gravidez tranquila, saudável e segura. Pois, uma vez que a saúde cardiovascular esteja em dia, todo o resto também fluirá naturalmente.

A Clínica Prolab entende que o momento atual é de tensão e preocupação para todos, por isso, nossa equipe está sempre pronta para atender e acolher nossos pacientes da melhor maneira possível. Conte conosco para realizar a sua avaliação cardiológica.

Entre em contato e saiba como nossos especialistas podem cuidar da sua gestação: (41) 3079-9717 e 3097-9718.

Voltar para Notícias
icone whatsapp