Cuidados com o coração no frio e contra ao Covid-19 - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Cuidados com o coração no frio e contra ao Covid-19

Por: admin 21/08/2020 14:35

Que o frio oferece muitos riscos para a saúde, já não é novidade. Mas podemos nos prevenir tomando certas atitudes. Afinal, os cuidados atualmente estão redobrados, além do frio, estamos ainda passando por uma pandemia inesperada em todo pais. 

Como sabemos que o novo Coronavírus atinge o sistema cardiovascular das pessoas, os cuidados devem ser ainda maiores. 

Em relação aos riscos cardiovasculares em pacientes com coronavírus, vamos utilizar as informações que a Sociedade Brasileira de Cardiologia divulgou em seu site para explicar a incidência de sequelas cardiovasculares nos doentes. A infecção pelo Covid-19 acomete o sistema cardiovascular em um número considerável de casos. As principais manifestações são as seguintes:

  • Arritmias (atinge 16% dos infectados pelo vírus): desde benignas até as mais graves;
  • Isquemia miocárdica (afeta 10% dos doentes): angina ou infarto do miocárdio;
  • Miocardite (7,2% dos doentes): inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. As causas são muitas, desde as infecções por diversos vírus, bactérias, protozoários (da Doença de Chagas), alguns medicamentos, várias doenças autoimunes, elevado consumo de álcool, cocaína, maconha e outras drogas;
  • Choque (1-2% dos doentes): quando uma infecção se alastra pelo corpo rapidamente e atinge vários órgãos que vão deixando de funcionar e a pressão arterial vai caindo a níveis muito baixos, levando à morte.

 

Por este motivo os cuidados devem ser redobrados, veja como podemos nos cuidar ainda mais nas baixas temperaturas:

 

  • O corpo deve sempre estar bem aquecido, pois isso possibilita um melhor trabalho para o organismo. Agasalhe-se bem, mantenha as extremidades, como pés e mãos, bem aquecidas e não esqueça o cachecol. 
  • Previna-se, as doenças virais comuns da estação, como gripes e resfriados, também constituem um perigo para o coração, ocasionando inflamações e fazendo com que o organismo precise se defender contra elas. 
  • Alimentação deve ser saudável, no inverno as pessoas optam por alimentos mais pesados, ricos em gordura, e diminuem a frequência ou até param de praticar atividades físicas. 
  • Alerta aos mais velhos, o coração idoso é o que mais requer atenção durante o inverno. Pessoas mais velhas que fazem tratamento contra doenças cardiovasculares precisam cuidar de seus hábitos. 

 

Voltar para Notícias
icone whatsapp