Cuidados com o coração durante as festas de fim de ano - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Cuidados com o coração durante as festas de fim de ano

Por: admin 21/12/2018 8:41

Não tem como negar, as festas de fim de ano trazem um clima de leveza e de que tudo é permitido, principalmente com a alimentação. E com isso, as pessoas não costumam acompanhar o que e quanto estão consumindo nas refeições e, portanto, a ingestão de sais, gorduras e açúcares tende a aumentar. Como consequência, aumenta também os riscos de doenças cardiológicas, derivadas da obesidade, colesterol elevado, diabetes e hipertensão. Portanto, trouxemos algumas dicas de cuidados com o seu coração durante as festas de fim de ano. Confira!

 

Evite gorduras

Talvez você esteja se perguntando: “Como evitar gorduras com tantas opções de pratos?”. Pois bem, não estamos dizendo para não comer, mas para evitar, dando preferência às carnes assadas e grelhadas e consumindo muita salada.

Não caia no conto de que comer um pouquinho de cada coisa não faz mal, porque faz sim. E vamos te explicar. Os alimentos típicos desta época, como as carnes (pernil, peru e lombo) e alguns acompanhamentos (maionese, farofa e molhos), são ricos em gorduras saturadas e podem desregular os níveis de colesterol no sangue, o que é mais um agravante para o coração. O acúmulo forma placas de gordura nas artérias (a aterosclerose) e propicia o surgimento de angina e o infarto. Logo, um pouquinho de cada prato pode ocasionar muita gordura no organismo.

Também consuma com moderação pratos ricos em açúcares, pois são transformados em triglicérides (gorduras provenientes da alimentação e do metabolismo), que também aceleram os processos de aterosclerose.

 

Não beba álcool em excesso

Sabemos que as bebidas alcoólicas fazem parte dos brindes de fim de ano. No entanto, o etanol presente nas bebidas alcoólicas pode estimular o sistema elétrico do coração, causando alterações no ritmo cardíaco.

Quanto à pressão arterial, ingestões leves ou moderadas não costumam afetar de maneira significativa. Contudo, o exagero pode provocar elevações agudas e severas, podendo culminar em danos ao músculo cardíaco e derrames. Então, melhor não arriscar, principalmente já você já tiver histórico familiar de doenças cardíacas.

Controle o estresse

Não tem como negar que as inúmeras atividades sociais, de organização e trabalhos a serem finalizados geram um desgaste e estresse. E com isso, o coração também sente esses efeitos.

Por isso, tente manter o equilíbrio e bem-estar e não faça nada além do seu limite físico e emocional. O seu coração agradece.

 

Pratique atividades ao ar livre

Uma boa forma de evitar o estresse e ainda manter a saúde é praticar atividades físicas ao ar livre. Mas atenção aos horários: é importante que sejam realizados nos períodos mais frescos do dia, geralmente antes das 10h e após às 17h. Dê preferência também a tecidos leves e claros.

 

Seguindo essas dicas, você mantém a saúde do seu coração em dia para aproveitar muito mais a vida. Mas em caso de não praticá-las e precisar de ajuda, entre em contato conosco da Prolab, pois o seu coração é que nos move.

Voltar para Notícias
icone whatsapp