Cuidado com os medicamentos antigripais! - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Cuidado com os medicamentos antigripais!

Por: admin 27/09/2016 18:31

Eles parecem inofensivos e, exatamente por isso, muitas pessoas utilizam indiscriminadamente, sem consultar um médico ou sem se preocupar com maiores detalhes a respeito, porém, é preciso estar atento aos antigripais: eles podem ser mais danosos para o seu coração do que você imagina.

Acontece que medicamentos antigripais liberam uma substância chamada epinefrina, que é uma espécie de estimulador cardíaco, assim, ao consumir antigripais – especialmente em grandes quantidades – é possível que a frequência dos batimentos cardíacos fique elevada e, além disso, a pressão arterial também.

Se para pacientes sem incidência de doenças cardiovasculares esse quadro não apresenta grandes riscos, para pacientes hipertensos, pessoas com angina ou com outros problemas coronários esse aumento na frequência cardíaca e na pressão arterial pode ser uma grande ameaça.

É importante citar que a utilização de tais medicamentos não é contraindicada, o que não se pode fazer é utilizá-los sem o consentimento médico, em dosagens inadequadas e por períodos inadequados. Assim, o ideal é sempre consultar o seu médico antes de iniciar o tratamento com qualquer medicamento, por mais inofensivo que ele pareça.

Além disso, para prevenir gripes, resfriados, dores de garganta e alergias, a indicação é manter uma alimentação saudável, ingerir bastante água, consultar o seu médico regularmente e, em épocas nas quais a incidência de tais doenças é mais recorrente, se prevenir por meio da vacinação.

Para cuidar do seu coração, a Prolab oferece os melhores profissionais em cardiologia em Curitiba!

 

Fonte: Complexo Metropolitano

Voltar para Notícias
icone whatsapp