CORAÇÃO É SENSÍVEL À ELEVAÇÕES SUTIS DA PRESSÃO ARTERIAL   - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

CORAÇÃO É SENSÍVEL À ELEVAÇÕES SUTIS DA PRESSÃO ARTERIAL  

Por: admin 04/08/2015 14:32

A hipertensão – maior causa de morte no Brasil – já não é mais o principal fator de risco para doenças graves do coração, como a insuficiência cardíaca. Cientistas do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriram recentemente que o músculo cardíaco é extremamente sensível a elevações na pressão arterial – até mesmo quando são discretas.

Das 5.115 pessoas que vêm sendo acompanhadas periodicamente desde 1985, o que se tornou especialmente preocupante para o professor de medicina responsável pelo estudo, o brasileiro João Augusto Lima, é que as anormalidades na capacidade do coração para contrair e relaxar resultaram de um grupo cuja maioria não tinha hipertensão.

“Pacientes com idades entre 20 e 30 anos, que tinham pressão arterial pouco acima do normal persistente, com o tempo (por volta dos 45 anos) apresentaram a função cardíaca de um idoso de 75 anos, mesmo sem nunca terem sido diagnosticados com hipertensão”, diz o cardiologista.

Com a construção de uma curva que define a trajetória da pressão arterial dos pacientes durante o período, os médicos concluíram que a variação da pressão é capaz de começar a gerar o dano cardíaco em pessoas jovens, podendo levar a alterações na função do músculo em menos de 25 anos. “O que acontece na primeira metade da vida adulta (dos 20 aos 45 anos) é importante porque terá efeito no coração na meia-idade”, ressalta Lima.

RISCOS 

Para o cardiologista, os dados sugerem ainda que as pessoas hipertensas que desenvolveram o problema após os 50 ou 60 anos já tinham o coração menos forte aos 40. “É um processo lento, que após anos de pressão mais alta irá desencadear a insuficiência”, diz.

Em comparação com as pessoas que tinham a pressão menor, aqueles com elevações persistentes foram 70% mais propensos a mostrar sinais de relaxamento anormal do músculo do coração, ou seja, um indicativo de uma forma particularmente perniciosa e resistente ao tratamento da insuficiência cardíaca.

Quando causada pela hipertensão arterial, a doença pode ser altamente evitável com mudanças de estilo de vida, dieta e, se necessário, medicação. Porém o médico alerta: “As pessoas negligenciam o cuidado, comem muito sal e ganham peso, os dois fatores mais importante para elevar a pressão”.

ESTUDO

Quando os voluntários foram selecionados para participar da pesquisa, eles tinham entre 18 e 30 anos, agora, já com idades entre 48 e 60 anos, os cerca de 3.400 pacientes irão participar de um estudo mais detalhado. “Em 2015, comemoramos 30 anos da pesquisa e vamos investigar também o efeito da hipertensão na função pulmonar e cerebral, para ver se as pessoas estão desenvolvendo mais Acidente Vascular Cerebral (AVC) assintomáticos”, conta Lima.

Fonte: O Tempo

Melhor prevenir do que remediar, e para isso, a PROLAB está ao seu lado para te ajudar, com excelência e dedicação ao seu amigo do peito!

Voltar para Notícias
icone whatsapp