Como funciona o coração humano. - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Como funciona o coração humano.

Por: admin 19/06/2017 14:00

Um dos principais órgãos do nosso corpo, o coração é composto de um músculo oco, com um saco que o envolve e é chamado de pericárdio, e fica localizando no interior da cavidade torácica. O motivo da sua existência é bombear o sangue oxigenado (arterial) que veio dos pulmões para o restante do corpo, e direcionar o sangue desoxigenado (venoso) que retorna ao coração para os pulmões, para receber oxigênio novamente.

Sua divisão ocorre por quatro câmaras, os sangues venoso e arterial que se separam através de uma membrana vertical. A divisão horizontal é feita por válvulas atrioventriculares: mitral que divide o lado esquerdo em duas partes, a tricúspide divide o lado direito. Para finalizar, as câmaras superiores são chamadas de átrios (esquerdo ou direito) e as inferiores são conhecidas como ventrículos (esquerdo ou direito).

Sobre o funcionamento, basicamente é composto em dois ciclos, em que o sangue desoxigenado entra no coração pela veia cava superior e inferior, desaguando no átrio direito, após isto os músculos desta câmara relaxam e o espaço é preenchido com sangue venoso, controlado por um orifício ao ventrículo direto, funcionando como uma bomba.

Já no segundo ciclo o sangue retorna ao lado esquerdo do coração pelas veias pulmonares, chegando primeiro ao átrio esquerdo seguido de um orifício ao ventrículo esquerdo, sendo a mais forte câmara do coração que traciona fazendo contrações para o sangue bombear por todo o corpo pela porta da saída, a artéria aorta.

Prontinho, agora você já é expert sobre qual a importância do órgão para nossa sobrevivência.

Fonte: Saúde IG

Voltar para Notícias
icone whatsapp