Causas e Sintomas da insuficiência cardíaca - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Causas e Sintomas da insuficiência cardíaca

Por: admin 31/10/2017 17:05

Cansaço excessivo, dificuldades para dormir, inchaço nos tornozelos e mãos e pés gelados podem ser sinais enviados por seu corpo para alertá-lo sobre um problema bastante sério: a insuficiência cardíaca.
Essa condição de saúde nada mais é do que a dificuldade que o coração adquire em bombear sangue da maneira correta para todo o corpo e que, a longo prazo, torna-se muito prejudicial. Existem dois tipos de insuficiência cardíaca: uma que afeta o lado direito do coração, chamada insuficiência cardíaca sistólica e, nesse caso, ele não consegue fazer com que o sangue seja bombeado para o restante do corpo adequadamente. O segundo tipo é a insuficiência cardíaca diastólica, que afeta o lado esquerdo do músculo e faz com que ele fique enrijecido, dificultando assim, a passagem de sangue nele.
As causas dessa doença são variadas, e entre elas estão mazelas diretamente relacionadas ao coração, como ataques cardíacos, infartos, problemas nas artérias e válvulas coronárias e inflamações no coração. Além disso, hipertensão, abuso de bebidas alcoólicas e de drogas e doenças como a diabetes também podem contribuir como fatores de risco para a insuficiência cardíaca.
No momento, não existe uma cura para essa condição, mas é possível minimizar os sintomas. Portanto, em caso de diagnóstico da doença, é muito importante seguir as recomendações médicas e fazer uso dos medicamentos indicados para o tratamento. Mudanças no estilo de vida também podem fazer toda a diferença para garantir o bem estar da pessoa que possui insuficiência cardíaca.
Pensando em modos de prevenir a doença, ter os exames cardiológicos sempre em dia e apostar em hábitos alimentares e físicos saudáveis ajudarão a manter um coração saudável. A Prolab é um centro diagnóstico especializada em medicina cardiológica de alto nível e promove a saúde cardiovascular. Conheça a nossa clínica, os exames que realizamos e também nossos convênios disponíveis. Nosso objetivo é te ajudar a cuidar da saúde do seu coração.
Fontes: Heart Failure Matters, Bem Estar

Voltar para Notícias
icone whatsapp