Carnaval: atenção ao ritmo do coração - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Carnaval: atenção ao ritmo do coração

Por: admin 18/02/2019 13:26

Daqui a alguns dias o carnaval vai chegar e cada um escolhe aproveitá-lo da maneira que lhe convém. Há quem prefere a tranquilidade do lar, já outros querem viver a intensidade da folia dos blocos e festas de rua. Para quem escolher a segunda opção é importante seguir alguns cuidados com a saúde, principalmente a do coração. Isso porque durante o carnaval os ataques cardíacos e derrames aumentam em 20% devido ao consumo excessivo e indiscriminado de álcool, drogas, cigarros e alimentação incorreta. Portanto, fique atento ao ritmo do seu coração e aproveite a folia de acordo com as dicas a seguir. Confira!

Todo excesso é prejudicial

Essa máxima é válida para todos, mas principalmente para os hipertensos, diabéticos e pessoas com doença valvar ou coronárias. Não que as pessoas desse grupo não possam cair na folia, porém se fazem parte do perfil de risco ou já tiveram problemas cardiológicos é indispensável que consultem um cardiologista para uma avaliação e assim garantir o bom desempenho durante a festa.
Além disso, as bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, pois agravam o quadro para diabéticos, hipertensos e cardiopatas graves. Portanto, a última palavra é sempre a do médico.
Outro agravante é o excesso de drogas ilícitas, pois acarretam sérios riscos para quem é saudável e muito mais para quem convive com problemas cardiovasculares. Logo, esqueça definitivamente qualquer droga. E até as lícitas é preciso estar atento, pois quando misturadas com álcool, como por exemplo, o energético, causam crises de taquicardia de longa duração.

Cuidado com a alimentação

Quando o assunto é alimentação devemos estar atentos a dois extremos: os que comem de tudo e os que não comem nada.
De um lado, temos aqueles que abusam dos alimentos industrializados e embutidos, os quais possuem grande quantidade de sódio (um dos principais vilões para a saúde), e da ingestão desenfreada de gordura e açúcar. Todo esse descontrole aumenta o risco de pico de colesterol e pressão alta, o que consequentemente podem culminar no infarto.
Por outro lado temos aqueles que fecham a boca na esperança de perder alguns quilinhos com dietas milagrosas. Lembre-se, fechar a boca uma semana antes do carnaval não vai resolver a sua questão com a balança e ainda vai prejudicar o seu organismo, deixando-o fraco, o que pode causar uma hipoglicemia e comprometer as atividades que exigem mais esforço.
Então, para que você tenha disposição durante todo o carnaval, mantenha uma alimentação equilibrada e saudável antes e durante a folia. Uma boa dica durante os dias de festa é levar uma lancheira de casa, com sanduíches naturais, frutas como abacaxi, melancia, melão, pera, maçã e tangerina, pois além de alimentarem ainda ajudam a hidratar.

Deixe o estresse de lado

É de praxe, sobretudo quando sob o efeito de álcool e drogas, acontecer discussões e mal entendidos durante a folia. Por isso, em caso de estresse, procure ignorar a situação. Afinal, nenhum estresse vale um infarto ou derrame. Então, nesse caso respire fundo antes de perder a paciência e saia para caminhar, pois ajuda a acalmar.

Fique atento aos sinais

Durante a folia, o seu coração e organismo podem dar alguns sinais de alerta que devem ser valorizados, tais como:
>Palpitações mesmo de curta duração
>Falta de ar anormal
>Tonturas
>Vômitos injustificados
>Fortes dores de cabeça
>Dores no peito e braços
>Desmaio

Ao apresentar esses sintomas e se forem persistentes procure o pronto socorro mais próximo para receber os devidos cuidados. Mas para que você não chegue a esse extremo, siga as nossas dicas acima e faça um check up conosco antes de cair na folia. Afinal, a diversão está aí para ser muito bem aproveitada, basta lembrar que cuidados básicos fazem toda a diferença.

Voltar para Notícias
icone whatsapp