Campanha Outubro Rosa - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Campanha Outubro Rosa

Por: admin 01/10/2019 15:48

A Campanha Outubro Rosa é uma campanha que acontece todos os anos, não somente no Brasil, mas também em várias outras partes do mundo.

O grande objetivo desse programa é chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata as mulheres: o câncer de mama. É um tipo de alerta para que elas façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

A campanha incentiva também o autoexame das mamas (que já não é mais recomendado em alguns países), no qual a mulher pode, através do toque, identificar o surgimento de um tipo de caroço na região.

 

Outubro Rosa no Brasil

 

Oficialmente o primeiro vestígio da campanha Outubro Rosa em terras brasileiras foi no ano de 2002. O Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante todo o mês, em apoio a essa causa.

A iniciativa partiu de um grupo de mulheres que queriam trazer o movimento para o Brasil e se uniram a uma empresa europeia de cosméticos para poderem apoiar a causa no país.

Conscientização é importante

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Além disso, uma pesquisa realizada pelo IBGE, no ano de 2012, mostrou que, em 20 anos, as mortes de mulheres pelo câncer de mama aumentou em 16,7%.

Esses números mostram porquê essa conscientização é importante. O Outubro Rosa é uma lembrança de que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o prognóstico.

Gostou de saber um pouco mais sobre a Campanha Outubro Rosa? Então acompanhe nosso portal de notícias e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo da saúde e como sempre você poderá se prevenir!

Voltar para Notícias
icone whatsapp