Benefícios do amor para a saúde - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Benefícios do amor para a saúde

Por: admin 12/05/2019 8:45

Em homenagem ao dia das mães, hoje iremos falar sobre um assunto muito importante. Os benefícios do amor para a saúde física e mental, bem como a importância de cuidar da saúde cardiovascular, praticar atividades físicas, realizar rotina de exames e estar bem consigo mesma, cheia de amor próprio e os benefícios que o amor pode trazer para a saúde. Acompanhe na matéria a seguir!

 

O amor pode curar doenças

 

O amor é capaz de curar até mesmo doenças, você sabia? Sim, pessoas apaixonadas tendem a ficar doentes com menos frequência e têm uma recuperação mais rápida caso adoeçam.

Este sentimento pode vir de qualquer forma e por qualquer pessoa, seja pai e mãe, como também os amigos e até mesmo o namorado ou marido. Quando estamos apaixonados, nosso corpo libera mais endorfinas, que é a mesma substância secretada quando realizamos exercícios. Graças a ela nos sentimos bem e eliminamos as tensões.

Existem alguns hormônios que atuam predominantemente no corpo dos apaixonados, veja:

> A feniletilamina por exemplo é conhecida como o “hormônio da paixão” e está ligada a uma sensação de bem estar, felicidade, acolhimento e importância na vida do parceiro.

> Os estrogênios são responsáveis pelo amadurecimento dos órgãos sexuais das meninas na puberdade, enquanto que a testosterona atua no corpo masculino.

> A melatonina é o hormônio responsável pela regulação do sono, consequentemente ajuda a reduzir o estresse e o envelhecimento precoce, proporcionando vitalidade e plenitude.

> A noradrenalina afeta o estado de ânimo e a atenção, nos faz sentir mais sensíveis e empáticos em relação à outra pessoa e também traz à tona o instinto de conservação, proteção e demonstração de sentimentos.

> A dopamina é um analgésico natural que evita doenças e reforça o sistema imune. Não é de se estranhar que durante as primeiras fases de namoro as pessoas fiquem menos ou nunca doentes.

> E por último, a endorfina, que causa uma sensação de bem-estar geral. É o mesmo hormônio que é liberado quando fazemos exercícios e atividades das quais gostamos.

Contudo o amor é capaz de melhorar muitos aspectos em nossas vidas, melhorando assim nossa autoestima, reduzindo as sensações de depressão, estresse e ansiedade, ajuda nas noites de sono e renova as energias do corpo da melhor forma, entre muitos outros, podendo até aumentar a criatividade!

Um coração feito para amar vive em paz com o mundo, dissemina o prazer das coisas belas, e vive sorrindo para a vida.

Por isso,cuide do seu coração! Adote uma dieta equilibrada, rica em alimentos saudáveis como legumes, frutas, verduras e grãos, além de beber muita água. Faça exercícios físicos, reduza a ingestão de sal e realize exames periódicos.

Com a saúde em dia, você pode amar a vontade!

Voltar para Notícias
icone whatsapp