Benefícios da ingestão de oleaginosas para a saúde - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Benefícios da ingestão de oleaginosas para a saúde

Por: admin 13/12/2017 17:37

Uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard apontou que os alimentos do tipo oleaginosos podem fazer muito bem à saúde. Ao longo de 32 anos, foram acompanhadas 210.000 pessoas e analisados periodicamente aspectos de suas vidas como: histórico familiar de doenças, condição de saúde, alimentação e hábitos cotidianos.

Os resultados obtidos mostraram que, para aqueles que possuíam o costume de comer nozes, castanhas e seus derivados, o risco de desenvolver uma doença cardíaca era 23% menor em relação a quem não consumia esses alimentos com certa regularidade.

A pesquisa ajudou a reforçar a fama desses alimentos como excelentes na prevenção de doenças e boas para o funcionamento do organismo. Entre as propriedades nutricionais de oleaginosas como castanhas, nozes, avelãs, pistache e amendoim encontram-se o selênio e ômega 3, que são importantes na atuação como antioxidantes e ajudam a combater a produção de radicais livres no corpo. Também, são ricas nas chamadas “gorduras boas”, que auxiliam na diminuição do colesterol ruim (LDL) e ajuda a aumentar as taxas do colesterol bom (HDL), colaborando para a manutenção de um coração saudável, livre de doenças cardiovasculares ou arterial coronária.

Outro ponto de atuação desses alimentos é na dieta a fim de perder peso. Apesar de serem bastante calóricos, quando combinados a uma dieta balanceada e atividades físicas regulares, as oleaginosas podem ser fundamentais para ajudar a diminuir o índice de massa corporal (IMC) da pessoa, pois sua ingestão promove a sensação de saciedade.

Seus benefícios se estendem ainda em outras áreas de nosso corpo. Por exemplo, elas melhoram o aspecto da pele, unha e cabelos por sua atuação antioxidante, além de retardar o envelhecimento das células devido a alta quantidade de vitamina E e selênio presentes em sua composição. No caso específico das mulheres, o magnésio presente nas oleaginosas pode ser útil ainda para diminuir a intensidade dos efeitos da TPM.

Com tantos benefícios à saúde, recomenda-se a ingestão regular de 40 gramas ao dia desses superalimentos e acompanhamento nutricional. A Prolab é um Centro de Diagnóstico Cardiológico que incentiva hábitos alimentares saudáveis a fim de cuidar da sua saúde. E, para ajudar a manter seu coração saudável, oferece uma série de exames assistidos por uma excelente equipe cardiológica.

Voltar para Notícias
icone whatsapp