Atividade Física: Benefícios ao Coração - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Atividade Física: Benefícios ao Coração

Por: admin 26/02/2018 15:45

Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), a primeira causa de morte no país é o infarto agudo do miocárdio. Uma morte acontece a cada um minuto e meio no Brasil, totalizando 350 mil óbitos por infarto ao ano, esses são os dados fornecidos pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também publicou dados alarmantes: em 8 meses ocorreram 243 mil óbitos por doenças cardiovasculares no país e a previsão é de que em 2024 o Brasil seja o país líder em mortes por esse motivo. Está na hora de alterar esse quadro.

A insuficiência cardíaca se caracteriza pela falta de capacidade do coração em bombear corretamente o sangue. Já se sabe que o exercício físico é eficaz no tratamento dessa insuficiência, além de trazer diversos benefícios ao sistema cardíaco como um todo, como a prevenção da caquexia, que acelera a perda de peso e de massa muscular, e a manutenção saudável da pressão arterial, prevenindo e retardando o processo degenerativo das células do coração.

Recentemente a Universidade e São Paulo (USP) publicou um estudo sobre como o exercício aeróbico é capaz de proteger o coração doente. Após experimentos desenvolvidos em ratos, chegaram à conclusão de que a atividade física constante não apenas previne doenças, como também é capaz de reverter os danos causados pela insuficiência do coração.

O exercício físico é capaz de reduzir o estresse e baixar o colesterol e os níveis de glicemia no sangue, o que coopera para a redução do risco cardiovascular. O processo de queima de gordura e acréscimo de massa magra, que ocorre durante a prática de exercício contínuo, associado a uma dieta saudável, é a fórmula ideal para potencializar a saúde do coração, possibilitando se atingir a velhice com vigor, resistência e qualidade de vida. Dessa forma, é preciso abandonar o sedentarismo e partir inicialmente para uma caminhada leve, depois de habituado, é só aumentar a intensidade dos exercícios de maneira gradual. O início pode ser até exaustivo, mas depois de um tempo se toma gosto pela prática saudável.

O exercício físico é capaz também de promover felicidade, pois ele proporciona a liberação dos hormônios do prazer, como a endorfina. Bem-estar faz bem ao coração. Além do prazer, o exercício rotineiro fortalece o sistema imunológico e propicia a elevação da autoestima.

A Clínica Prolab, Centro de Diagnóstico Cardiológico, atua com excelência profissional aliada ao desenvolvimento científico e tecnológico, promovendo a saúde cardiovascular em sua forma mais plena. Cuide do seu coração com carinho.

Voltar para Notícias
icone whatsapp