A importância do teste ergométrico antes de praticar atividade física e no contexto pós-Covid, a avaliação cardiológica - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

A importância do teste ergométrico antes de praticar atividade física e no contexto pós-Covid, a avaliação cardiológica

Por: admin 09/03/2021 13:49

Entenda qual a importância da avaliação cardiológica pós-COVID e pós-férias! 

A retomada ou o início das atividades físicas por quem já teve covid-19 deve ser feita após check-up cardiológico. Mesmo em pacientes que apresentaram sintomas leves, é possível que o vírus cause alguma sequela no órgão, que pode levar a muitas complicações.

O alerta para avaliação cardiológica antes da volta às atividades físicas, foi feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), que elaboraram um documento com base em estudos que apontaram a relação entre a infecção pelo vírus e problemas no coração. 

Neste documento, as entidades citam a análise de dados da China, da Itália e dos Estados Unidos, além de estudos sobre a doença, que indicaram a ocorrência de lesão cardíaca em 20 a 30% dos pacientes hospitalizados e ligação com a morte de 40% dos infectados. Arritmias, miocardite e insuficiência cardíaca estão entre complicações que podem aparecer.

Tanto para esportistas recreativos quanto para atletas que tiverem a doença, as sociedades recomendam a avaliação médica e um eletrocardiograma como procedimentos básicos para poder se exercitar após ter a infecção. Também é necessário aguardar o desaparecimento dos sintomas. Dependendo dos resultados, novos exames podem ser solicitados. 

Por este motivo, é essencial realizar a avaliação cardiológica antes da volta às atividades, a avaliação irá garantir seu estado físico e prevenir qualquer problema maior com a sua saúde, principalmente para os infectados pelo Covid-19 que ainda podem ter sequelas após a infecção.

Voltar para Notícias
icone whatsapp