A importância do Check-up Cardiológico para a sua saúde! - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

A importância do Check-up Cardiológico para a sua saúde!

Por: admin 10/11/2020 13:45

Você já agendou o seu Check-up Cardiológico este ano? O final de ano está acabando e você ainda tem tempo para cuidar de você e deixar a sua saúde em dia! 

A palavra check-up é de origem inglesa e significa controle (exame médico de controle). De acordo com a sociedade de cardiologia, homens e mulheres com idade maior que 45 e 55 anos, respectivamente, que tenham algum fator de risco para doença cardíaca (como hipertensão arterial, alteração do colesterol, tabagismo, diabetes, histórico familiar de doença cardíaca, dentre outros) são aconselhados a realizar exames cardiológicos com periodicidade. 

Os exames solicitados são individualizados para cada caso, mas de um modo geral os mais comuns são: eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma transtorácico e Doppler de carótidas e vertebrais.

Apesar do fator genético-hereditário ser relevante, vale ressaltar que a prevenção ainda é a melhor forma de envelhecer com qualidade de vida. A alimentação saudável, atividade física regular, abandono do tabagismo, controle da pressão arterial, da glicemia e do estresse, são atitudes que irão reduzir a chance do indivíduo evoluir com complicações cardíacas maiores.

Além disso temos que enfatizar o check-up cardiológico com a importância da consulta, teste ergométrico e também com o ecocardiograma no screening básico, além dos exames de sangue para analisar possíveis carências corporais, doenças e outros problemas.  

Voltar para Notícias
icone whatsapp