Centro Diagnostico Cardiológico - PROLAB e os exames de Ecocardiograma - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Centro Diagnostico Cardiológico – PROLAB e os exames de Ecocardiograma

Por: admin 10/07/2020 11:07

Com mais de 13 anos no mercado de atendimento a saúde das pessoas, o Centro Diagnostico Cardiológico – PROLAB tem focado em cardiologia de alto nível, aliando um ambiente inovador e agradável com linhas leves, cores alegres, tons claros e decorados, ao investimento tecnológico de ponta e atuação de profissionais altamente qualificados na excelência médica.

Oferecemos o melhor dos exames da região em Ecocardiograma, exame este de ultrassom que avalia o funcionamento do coração. Os resultados são mais detalhados do que os obtidos apenas em um raio X, além de não expor o paciente à radiação, o que torna o procedimento do exame muito mais seguro.

O dispositivo capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração. Esses ecos são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo ao médico analisar todas as características do coração do paciente e pode se diferenciar em diferentes tipos.

 

Tipos de Ecocardiograma

Ecocardiograma com Contraste/Perfusão Miocárdica:

O contraste utilizado para ultrassom, também chamado de contraste de microbolhas, potencializa e realça o sangue dentro das cavidades e vasos, através das propriedades do próprio ultrassom. Sua utilização permite a melhora na visibilizarão do coração, avaliação da perfusão miocárdica e otimização do fluxo coronariano.

As principais indicações de uso do contraste de microbolhas são: imagem inadequada ao ecocardiograma transtorácico ou ao ecocardiograma de estresse e análise da perfusão miocárdica. Este último exame está indicado na investigação de isquemia miocárdica ou doença arterial coronariana antes ou após infarto do miocárdio e apresenta resultados similares ao encontrado na cintilografia de perfusão miocárdica, em termos de acurácia, porém sua realização envolve menor tempo (cerca de 40 minutos).

Este exame é feito com o paciente deitado, colocando-se o transdutor no tórax do paciente e as ondas sonoras são automaticamente enviadas ao aparelho para conversão e análise da imagem. O contraste para ultrassom é administrado por via endovenosa, através da punção de uma veia periférica. É considerado praticamente inócuo, sem riscos, sem envolver o uso de iodo ou radiação ionizante. Para sua execução é necessário jejum de ao menos 3 horas.

Ecocardiograma Transtorácico:

Ecocardiograma ou ecocardiografia com Doppler é um exame de ultrassom do coração, onde podemos visualizar diretamente a anatomia cardíaca como: as válvulas e o músculo cardíaco, a função do coração se está normal ou não, a pesquisa de sopros que podem representar a passagem anormal do fluxo sanguíneo de uma cavidade cardíaca para outra, alguns vasos do coração, além de outras estruturas. É indicado também na investigação da falta de ar, cansaço, palpitação, dor no peito, insuficiência cardíaca, doença coronariana ou infarto, doença da aorta, doença congênita etc.

A análise Doppler é que permite a avaliação dos fluxos sanguíneos. Este exame envolve ondas acústicas e não envolve radiação ionizante, portanto não há nada de radiação neste método diagnóstico. Aqui o transdutor é colocados no tórax do paciente, que encontra-se deitado, e é feita uma avaliação não invasiva do coração. É um exame de curta duração que não requer preparo e não apresenta contra-indicação para sua execução.

Ecocardiograma de Estresse:

Este exame pode ser realizado com esforço físico (exercício em esteira ou bicicleta ergométrica) ou com medicações farmacológicas como: dobutamina, dipiridamol ou adenosina.

Esses medicamentos, assim como o exercício físico, aumentam o trabalho cardíaco e o consumo do oxigênio do miocárdio, e permitem diagnosticar falhas na contração do coração, que muitas vezes é decorrente de estenose nas artérias coronárias. A principal indicação está na avaliação de doença coronariana crônica, mas pacientes que já se submeteram a algum procedimento cardíaco (cirurgia cardíaca ou angioplastia), também podem ser acompanhados após o procedimento com esse tipo de exame.

O exame é realizado com o paciente deitado, onde o transdutor é passado no tórax e as imagens são transmitidas pelo aparelho para visualização do coração. Paralelamente a medicação é administrada por veia periférica (quando o teste é farmacológico) ou o paciente caminha na esteira (quando o teste é sob exercício).

Como preparo para o exame, é necessário jejum de ao menos 3 horas e alguns medicamentos que podem interferir no resultado do teste, idealmente devem ser suspensos 3 dias antes do exame, de acordo com a orientação do médico que assiste ao paciente.

Voltar para Notícias
icone whatsapp