Bebidas alcoólicas podem prejudicar a saúde do coração - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Bebidas alcoólicas podem prejudicar a saúde do coração

Por: admin 22/12/2017 17:07

É normal extrapolarmos no consumo de bebidas alcoólicas em épocas de festa, como é o caso do final do ano. Contudo, essa não deve ser uma prática constante e, se possível, precisa ser sempre evitada, pois a curto e longo prazo, ela pode trazer consequências sérias para a saúde do coração.

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que os brasileiros consomem cerca de 8 litros de álcool anualmente, enquanto o restante do mundo ingere apenas 6. Isso mostra que o brasileiro está mais propenso a ter doenças decorrentes do uso abusivo de bebidas alcóolicas, podendo até mesmo vir a óbito. Apesar disso, muitas pessoas desconhecem esse risco e em alguns casos, também ignoram sintomas que podem indicar uma doença cardíaca. Há também a possibilidade de existir uma doença, mas ela não manifestar nenhum sinal e, em casos assim, ingerir muito álcool pode prejudicar ainda mais o órgão.

Acontece que, grandes quantidades de álcool no organismo podem enfraquecer as células musculares cardíacas, levando a miocardiopatia alcoólica. Nesses casos, as células não são mais capazes de exercer o movimento de contração necessário para fazer o sangue circular e o coração bombear. Daí, para tentar remediar, o próprio coração passa a dilatar suas câmaras, aumentando-as de tamanho e causando hipertrofia, que também é prejudicial para o músculo.

Em outros casos, o álcool em demasia pode ainda causar o fechamento das artérias. A adrenalina também pode ser liberada na corrente sanguínea por causa do etanol. Esse hormônio fica localizado nas paredes arteriais e pode causar o vasoespasmo, ou fechamento da artéria. Ainda que em alguns casos isso seja momentâneo, em outros pode durar o suficiente para causar infartos ou morte súbitas na pessoa.

Um outro risco da ingestão imoderada de álcool é a arritmia cardíaca. Grandes quantidades dessa substância podem alterar o ritmo da atividade elétrica do coração, causando até mesmo paradas cardíacas que, se não for socorrido a tempo, pode causar morte.

Por isso, passe a consumir moderadamente bebidas alcoólicas e invista num estilo de vida e alimentação saudável. Sua vida é seu bem mais precioso e merece ser cuidada. No que se refere à acompanhamento médico, a Prolab pode te ajudar. Procure nossa clínica e consulte com um de nossos profissionais.

Voltar para Notícias
icone whatsapp