Infarto fulminante: Conheça os sintomas e sua causa. - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Infarto fulminante: Conheça os sintomas e sua causa.

Por: admin 22/05/2017 14:00

O infarto sem sombra de dúvidas é uma das doenças cardiovasculares mais conhecidas entre os brasileiros, e também o principal causador das mortes súbitas no país. Neste caso, o coração pode parar de funcionar por sofrer necrose ou por uma arritmia maligna, em ambos os casos o coração se torna incapaz de bombear o sangue causando assim, a morte.

Infarto fulminante é o que em sua grande maioria causa o óbito do paciente, antes de haver intervenção médica, geralmente 15% dos infartos ocorrem com morte súbita, porém 85% conseguem chegar ao hospital evitando o óbito, uma boa notícia.

Todo o corpo necessita de sangue, e quando alguma artéria sofre obstrução do fluxo sanguíneo, os tecidos envolvidos acabam sofrendo isquemia e necrose, a esta morte damos o nome de infarto. E ele não ocorre só no coração, pode ocorre nos rins, pulmão, ou qualquer outro órgão do corpo. No coração falamos infarto no miocárdio justamente pela morte das células musculares do coração, as artérias que levam o sangue para o coração são chamadas artérias coronárias, em nosso corpo temos duas grandes artérias responsáveis por isso, a artéria coronária esquerda que nutre o lado esquerdo do coração e a artéria coronária direita, que faz a mesma função do lado direito. Formando uma grande teia de vasos sanguíneos ao redor do coração.

Sintomas

Em sua grande maioria, ao estar prestes a ter um infarto, o paciente sente-se cansado, sudorese, e dor no peito, se a intensidade for muito grande, o coração entra em colapso e o paciente entra em choque cardiogênico, que tem como característica hipotensão arterial e intensa falta de ar, se o paciente apresentar quadro de arritmia maligna, ele perde a consciência e para de respirar. Um ponto importante é que a arritmia surge a qualquer momento.

É de extrema importância você ter um acompanhamento com um médico especialista, além de deixar pessoas ao seu redor a par dos sintomas, principalmente se na sua família há histórico de doenças cardiovasculares, infelizmente o infarto não tem idade, e diversos motivos como uma dieta não controlada, além de hábitos sedentários podem causar a doença.

Fonte: Md Saúde

Voltar para Notícias
icone whatsapp